InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  Conectar-se  

Estatísticas
Temos 425 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de JustRealRazz

Os nossos membros postaram um total de 30430 mensagens em 2415 assuntos

Compartilhe | 

BBs - Gramagem VS Alcance!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
grilo
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qua Dez 05, 2012 10:22 pm

só mais uma coisa. aqui está o que vos tinha falado quanto à relação gramagem de BB´s vs distancia e força.

graficos comparativos de gramagem

Engane-se quem pensa que 0.20 é a melhor bb para obter grandes resultados.
Ver perfil do usuário
Dark_07
Capitão
Capitão

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 4:24 pm

Separei este tema do outro, são assuntos diferentes Wink

Ainda ha dias tive uma grande conversa com o Diips sobre isso
Eu discordo disso, pois esses testes não têm em conta o efeito do hopup...
Já para não falar que isso contraria as leis da Fisica Razz

Ver perfil do usuário
H3LL80Y
Sargento
Sargento

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 4:34 pm

Analisa bem as coisa Dark_07, não estás a ter em conta todos os valores a utilizar no calculo.

Pensa comigo, se disparares uma bola de papel e uma bola de pvc com a mesma dimensão, vão ter o mesmo alcance?
Os corpos disparados não têm a mesma densidade, nem a mesma capacidade de suportar o atrito, logo não podem ter alcances iguais.

Acho que não encontro melhor exemplo, para teres a ideia que não estas completamente correcto Dark_07, e não está a contrariar as leis da fisica. No calculo estao a ser esquecidos factores relevantes (não me perguntes quais que não te sei dizer).
Não é que a tua lógica esteja errada, falta é algo no cálculo que nos esta a passar ao lado.

Ver perfil do usuário
Dark_07
Capitão
Capitão

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 5:13 pm

Não é facil fazer o teste em condições, mas segundo as Leis, dois corpos disparados da mesma altura com a mesma força, o que tiver mais massa cai primeiro.

Se os testes foram feitos com hopups a história pode ser outra Smile

O certo é que já tive replicas em que a diferença era abismal, outras em que nem por isso..

Ver perfil do usuário
Alpha
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 5:31 pm

Uma vez que fui eu que facultei o link ao grilo deixo abaixo as condições dos testes que deram origem a esses resultados:

"Introduction

I’m always trying to figure out the science behind the sport. Whether it's golf, football, tennis, or airsoft, I like to get into the details of what happens in terms of physics. Taking this approach to airsoft, I decided to set out to estimate trajectories based on experiments and the myriad equations for calculating trajectory. In the end, I had compiled the equations necessary to calculate the many forces acting upon airsoft BB's, coupled that with a little know-how and developed a program in MATLAB to ultimately calculate projectile trajectory. Basically, the program can be used for paintball, regular 0.177 BB’s, as well as airsoft BB's. It is designed to account for:

- muzzle velocity
- mass of projectile
- diameter of projectile
- altitude
- temperature
- air density / pressure
- wind and wind direction
- crosswind component
- amount of hop-up applied

The gun the BB is fired from is irrelevant. Once the BB leaves the barrel, it has no memory of the gun it was fired from. It has a magnitude (several, technically) and a vector, and in terms of physics, that's all that matters. Consequently, I needed to model the data knowing the initial velocity of the BB, the direction of the BB, and the spin that the BB incurs from hop-up. Granted, different guns will have a slightly different directional component when the BB exits the barrel (and we're talking VERY SLIGHT), and hop-up varies from unit to unit, however the program assumes that the BB is following the path dictated by the direction of the barrel, that the muzzle velocity is, at worst, +/- 2% of it's average muzzle velocity, and that the hop-up is capable of putting a consistent amount of backspin on the BB (i.e., it has been "broken in").

Before publishing calculated results, I went to great lengths to make sure that the calculations were accurate in terms of describing the actual trajectory. I spent several months performing tests, gathering data, contacting other scientists in the know, reading a plethora of theses, collecting information from others who had collected data, staying up late at night jotting down equations (and scratching through yet more equations), testing algorithms, performing tests AGAIN to ensure that I hadn't made errors in my methods, and of course many hours of the standard vitriolic spewing that occurs when you just can't get the programs to work.

Ultimately, all of the testing verified the final calculations. For more information on testing methods and validation, consult Section II: Testing and Model Validation.

Having verified the data, the next thing I wanted to do was calculate standard trajectory, hop-up trajectory, energy dissipation, velocity reduction, time of flight, minimum engagement distances, and the effects of altitude and temperature for a wide variety of muzzle velocities and BB weights and post the results online."

Se precisarem de mais algum esclarecimento do estudo estejam à vontade
Smile

Última edição por Alpha em Qui Dez 06, 2012 5:34 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
H3LL80Y
Sargento
Sargento

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 5:33 pm

Estas a utilizar a lógica da altura, mas no caso não podes.
Não se trata do efeito da gravidade. Mas sim uma força que impulsiona 2 corpos em que a gravidade causa "atrito". Dois corpos, com densidades diferentes.

O caso do Hopup, o efeito que causa é a redução do atrito, pois se a bola disparada for sem qualquer movimento sofre mais atrito do que se for a girar.

Ver perfil do usuário
grilo
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 5:42 pm

Atenção que o segundo gráfico apresentado reproduz o efeito up hop!!! Isto é algo que eu próprio tenho testado e apresentado a muitos jogadores...o facto de a BB ser mais leve o próprio "ar" vai atrasar o deslocamento, no caso de bb´s com gramagem superior o "ar" atrasa mas o peso vai anular o efeito de queda durante mais metros.

Logo --- o peso anula o efeito de travão do ar --- não desvia tão facilmente --- até podemos perder em alcance mas ganhamos na precisão --- nas minhas armas acho que até fico com mais alcance, a MP7 e a Hi-capa são o melhor exemplo disto, armas inferiores a nível de fps mas com uma precisão brutal e bom alcance.
Ver perfil do usuário
grilo
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 5:43 pm

H3LL80Y escreveu:
Estas a utilizar a lógica da altura, mas no caso não podes.
Não se trata do efeito da gravidade. Mas sim uma força que impulsiona 2 corpos em que a gravidade causa "atrito". Dois corpos, com densidades diferentes.

O caso do Hopup, o efeito que causa é a redução do atrito, pois se a bola disparada for sem qualquer movimento sofre mais atrito do que se for a girar.

Exatamente.....
Ver perfil do usuário
Alpha
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 6:45 pm

Deixo aqui a conclusão do estudo que já foi apresentado em cima:

Gramagem Vs Alcance

sei que está em inglês mas acho o estudo muito bem estruturado e as conclusões vão de encontro ao que eu sempre defendi.

assumindo a mesma arma uma bb de 0,25g sai do cano com menos velocidade que uma bb de 0,20g, e uma vez que temos forças que não sei se consideraram o atrito normalmente desprezado em cálculos mas neste caso faz toda a diferença porque o atrito é proporcional à velocidade. Logo maior velocidade = maior atrito, se tens um maior atrito tens uma maior aceleração negativa que tens que subtrair à aceleração da bb logo perdes velocidade mais rápido do que com a bb mais pesada o que faz com que a bb mais pesada chegue mais longe.

Em relação ao Hop - Up a rotação que o hop-up confere à bb como projéctil tem a função de estabilizar giroscopicamente o projéctil se bem que nas gramagens das bbs estamos a falar apenas de tentar contrariar o factor vento e conseguir melhor precisão mas mesmo assim um projectil mais pesado é menos influenciado pelo vento que um mais leve.

Somando os 2 lados da questão pode-se ver o porquê das bbs mais pesadas chegarem mais longe e mais precisas.

cumps
Ver perfil do usuário
grilo
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Qui Dez 06, 2012 11:18 pm

Taruuusssss scratch
Ver perfil do usuário
Dark_07
Capitão
Capitão

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Sex Dez 07, 2012 11:05 am

Isto é muita teoria....

Sabado no treino fazemos o teste real, levo gramagens desde o .20g ao .36g e tiramos as duvidas todas eheheh

Ver perfil do usuário
grilo
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Sex Dez 07, 2012 12:08 pm

é isso Smile
Ver perfil do usuário
Methodic
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   Sex Dez 07, 2012 1:19 pm

Debate construtivo e cheio de categoria :-) Só Newtons e Einteins por aqui, só falta mesmo a opinião aqui do professor Gimambó Ludinga Chipala ...
Dark estás errado
Over and out
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: BBs - Gramagem VS Alcance!   

BBs - Gramagem VS Alcance!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gramagem de Pólvora e chumbo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Fórum Público :: Réplicas e Equipamento-
Ir para: