InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  Conectar-se  










Estatísticas
Temos 432 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de KudaDu

Os nossos membros postaram um total de 30782 mensagens em 2498 assuntos

Compartilhe | 
 

 Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mirran
Soldado
Soldado
avatar

Mensagens : 2817
Data de inscrição : 25/11/2007
Idade : 30
Localização : Marinha Grande

MensagemAssunto: Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?   Sex Mar 25, 2011 4:40 pm

Ora isto é um assunto polémico e complicado. Por isso vou tentar manter-me o mais simples e constatar apenas factos para ser mais fácil de compreender.

Existem diferentes tipos de baterias possíveis para usar nas AEG sendo as mais comuns de se usar actualmente NIMH e LIPO. Existem outros tipos mas ou são para algo mais especifico ou o seu uso não compensa em relação a estes dois tipos!
As NICD estão completamente ultrapassadas tem boa capacidade mas a velocidade a que se descarregam mesmo sem estar a ser usadas é muito grande.


Antes de passar a explicação em si o ideal é ficar a perceber já alguns conceitos:

Voltagem - (já o meu professor de electrónica me dizia que tal termo não existia, o correcto é diferença de potencial mas a maioria das pessoas usa voltagem e para agora é assim que vamos usar) Basicamente a voltagem o que vai alterar é a velocidade com que o motor dispara. Sendo que para trabalhar ideal/ um motor de AEG precisa de 8,4v, se lhe dermos mais voltagem o motor vai disparar mais rápido e se dermos menos vai trabalhar mais devagar ou até mesmo não trabalhar. De notar também que em molas mais fortes uma bateria 8,4v pode não ter a força suficiente para puxar a mola como deve ser.

Amperes - Aparece como "MAH" nas definições da bateria. Significa miliamperes hora ou seja a quantidade de corrente que a bateria consegue dar num determinado período de tempo. Basicamente quanto maior for o numero de MAH da bateria maior será o tempo que a bateria vai fazer o motor trabalhar até se descarregar e parar.


NOTA 1: Fica também já aqui avisado que isto não é assim tão linear como o que descrevi pois uma 7,4v LIPO equivale a uma 9,6v NIMH mas no geral para compreender mos estes dois conceitos chega! Existem outros elementos tais como a composição química interna dos tipos de bateria que vão afectar o seu funcionamento e a sua resistência interna.

NOTA 2: Embora as baterias tenham nas laterais escrito por exemplo NIMH 9,6v ou LIPO 7,4v na verdade quando estão totalmente carregadas estas baterias tem respectivamente algo perto dos 11,2v e 8,4v. Quando chegam a voltagem marcada nas laterais podem se considerar descarregadas e baixar abaixo desses valores pode ser estragar a bateria. Não vou aprofundar mais mas já ficam com a ideia.



Passando agora a uma apresentação dos dois tipos de baterias!



--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------

NIMH




Compreender as NIMH:

São as baterias mais comuns e a evolução das antigas NICD. Cada célula tem 1.2v (1,4v a 1,5v totalmente carregada), existem diferentes maneiras de "arrumar" as células de modo a criar uma bateria com diferentes tamanhos e feitios e com características diferentes. A "voltagem" pretendida é criada a partir do "arrumar" das células, ligando umas as outras em serie, ou seja se tiver mos 7 células vamos ter uma bateria 8,4v. Matematicamente...

7 células x 1,2v cada = Bateria 8,4v

8 células x 1,2v cada = Bateria 9,6v

... e por ai fora. Como praticamente todos os motores de AEG tem como "voltagem" de trabalho 8,4v-9,6v, os packs mais comuns de baterias vem nestas "voltagens". Sendo que para molas mais fortes vamos precisar de aumentar a voltagem. A seguir alguns tipos de bateria NIMH que se custam usar:










Nota: Considerando uma gearbox normalíssima com uma mola por exemplo nos 320fps. Um bom truque para quem não quer grandes ROF's (velocidade de disparo) mas quer uma boa bateria e que dure bastante até ter que recarregar é comprar por exemplo uma 8,4v de 4500mah isto vai permitir o bom funcionamento do motor durante muito tempo. Por outro lado se preferes uma replica com um bom ROF e não te importas com as recargas o ideal seria ir por exemplo para uma 9,6v 1500mah, dá força suficiente ao motor para um ROF alto embora o tempo que a bateria vá durar até que tenha de ser recarregada seja menor.
Espero que estejam a entender a ideia das diferentes combinações que podem fazer com o que acabei de explicar. É tudo uma questão de escolha das características da bateria consoante o que pretendemos para a replica.



Como carregar uma NIMH com segurança?


1º- Ora as NIMH são bastantes simples de carregar. As NIMH preferem cargas lentas a cargas rápidas. Isto vai fazer com que a bateria fique melhor carregada e aumenta o tempo de vida da bateria!
Exemplo: NIMH 9,6v 1500mah - vou por a carregar a 500mah logo irá demorar 3h a carregar.


2º- Se tiverem com pressa e forem fazer uma carga rápida NUNCA ultrapassem o valor de mah na carga. O meu conselho seria carregar a 80% dos mah no máximo para evitar acidentes.
Exemplo: NIMH 9,6v 1500mah - NUNCA por a carregar a mais de 1200mah.


3º- Aconselho MUITO a antes de carregar a bateria fazer uma descarga a isto chamamos um ciclo. Evitando deste modo efeitos de memoria e aquecimentos internos da bateria. De notar que se fizerem sempre este passo numa bateria NIMH vão ter uma bateria por muitos e muitos anos sempre a funcionar a 100%.
Exemplo: NIMH -9,6v 1500mah colocar a descarregar até 9,6v, no máximo até 1A ou seja 1000mah


Seguindo estes passos básicos as baterias NIMH são muito seguras de se usar e carregar.



--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------

LIPO


Estas baterias são as mais modernas que há actualmente superiores as NIMH em praticamente tudo. Infelizmente tem um ponto negativo que mete medo a muitas pessoas. Se forem mal tratadas podem explodir e fazer umas chamas muito tramadas de controlar. Mais a frente vamos falar disto.

Para já convém saber que ao contrario das células de 1,2v NIMH as LIPO tem 3,7v por célula (4.1v/4.2v totalmente carregada). Permitindo apenas criar as seguintes configurações (7.4v, 11.1v, 14.8v). As lipo permitem ainda serem configuradas tanto em serie como paralelo permitindo esta ultima configuração mais capacidade a bateria (maior mah). Aproveito para fazer já uma comparação uma LIPO 7,4v 1400mah que é equivalente a uma NIMH 9,6v 1400mah vai durar mais tempo que a sua equivalente NIMH pois a curva de descarga das lipos é menos acentuada do que as NIMH. As lipos são mais compactas que as NIMH e vem também em diferentes packs e configurações como os exemplos a seguir mostram:









Pelas imagens não é muito perceptível o tamanho mas as LIPO podem chegar a ser mais pequenas que um dedo.


Compreender as LIPO:


Nas LIPO aparece geralmente nas especificações por exemplo: *Vamos considerar cada célula a 1100mah!*

+ "3s1p" os dígitos indicam nos como estão configuradas as células ou seja 3s1p = 3 células em serie. Sendo portanto uma 11.1v a 1100mah

+ "4s2p" = 4 células em serie, em paralelo com outras 4 células. Sendo deste modo uma bateria de 14.8v a 2200mah.

+ "2s3p" = 2 células em serie, com outras 2 em paralelo, com outras 2 em paralelo. Sendo deste modo uma bateria 7,4v a 3300mah



Existe também outra especificação que aparece como neste exemplo "20C":



De maneira simples este 20C corresponde a velocidade de descarga cada vez que carrega mos no gatilho. Ou seja quanto maior forem estes "C's" maior será a velocidade com que a bateria consegue meter a energia cá para fora. Em termos práticos vamos ter um ROF ainda maior e mais velocidade de reacção pelo motor cada vez que carregamos no gatilho.



Como carregar uma LIPO com segurança?


1º Aconselho desde já a não carregar simplesmente uma LIPO os carregadores melhores tem uma opção denominada balanceamento que o que vai fazer é carregar de modo constante cada célula de modo a não haver diferenças das voltagens de célula para célula. As LIPO como de certo já repararam tem dois cabos um sendo o positivo e negativo da bateria e outro com um conector mais comprido, este ultimo contem os terminais individuais de cada célula da bateria. Temos que o ligar ao carregador para ele poder balancear a bateria.


NUNCA ultrapassem o valor de mah na carga. Carregar a 70% a 80% dos mah no máximo para evitar acidentes.
Exemplo: LIPO 11,1v 1100mah - Logo carregar a 900mah ou um pouco menos.


3º Tenham muita atenção as parâmetros de carga que estão a inserir não confundam as regras do (ex: 3s1p, 2s2p) pois diferentes combinações dão diferentes baterias e nem todos os carregadores detectam automaticamente as configurações das baterias!


4º Uma LIPO não precisa de ser descarregada ao contrario das NIMH. Por isso se querem simplesmente ter a certeza que uma LIPO que já carregaram a algum tempo, está totalmente carregada antes dum jogo coloquem-na no carregador em balancear.


Na imagem seguinte temos os parâmetros de carga duma LIPO 11,1v 1100mah:





Vou agora fazer uma lista dos prós e contras para o uso das LIPO para ajudar a malta nas decisões:

Pontos Fortes:

* Potencia disponível
* Grande capacidade (duração da bateria até ter que recarregar)
* Peso reduzido
* Tamanho reduzido
* A melhor performance entre os diferentes tipos de baterias existentes até ao momento
* Não tem efeito de memoria
* Carregamos hoje e daqui a dois meses ainda praticamente toda a carga
* Se forem bem tratadas estas baterias duram e duram...

Pontos Negativos:

* É preciso mais cuidado a carregar e a transportar do que as NIMH.
* Não se pode perfurar ou infligir choques tremendamente violentos ao ponto de ruptura da bateria de maneira nenhuma tais actos provocarão explosão e chamas na bateria.
* Não se pode deixar que os dois fios (positivo e negativo) toquem um no outro de maneira nenhuma senão a bateria estraga-se e pode arder.
* Não se pode deixar que os valores individuais das células da bateria baixem dos 3.0v senão a bateria estraga-se e pode arder.
* NUNCA carregar acima dos valores recomendados (carregar sempre a 80% do valor dos MAH)
* Não se pode ter diferentes voltagens nas diferentes células da bateria. as voltagens devem ser o mais semelhante possível podendo apenas variar 1 décima.
* Tem que se ter atenção a bateria e se se notar que esta está inchada temos que a eliminar.


Algumas sugestões de segurança extra:

+ Transportar e carregar a bateria num local seguro (caixa metal, aquário, lipo safe guard bag).
+ Não carregar em zonas com muitos materiais facilmente inflamáveis.
+ Manter um olho na bateria enquanto esta carrega.
+ Se reparem que a bateria está a inchar parem o processo de carga e deixem a bateria parada durante uma hora depois tem que a levar aos meios próprios de reciclagem e eliminação de baterias e pilhas.
+ Agua não apaga um incêndio eléctrico só o torna pior. A alternativa é ter um balde/garrafa com areia por perto.
+ Comprem um Indicador de bateria (nota1)
+ Evitem LIPOS que não sejam duma marca de confiança pois são mais instáveis.





NOTA 1: Existem uns aparelhos como os que vem em baixo que podemos ligar as nossa LIPO que nos ajudam a monotorizar a estado individual de cada célula. Seja por luzes, som ou por um display estes modelos dizem nos se as nossas LIPOS estão a funcionar como deve ser ou se precisam de ser carregadas. Pessoalmente aconselho os display, os com som tem por habito apitar quando fazemos uma rajada longo isto deve-se a descarga momentanea que estamos a fazer a bateria e não quer dizer que a bateria esteja descarregada o que se torna chato em jogo.








NOTA 2: Devido aos altos C das LIPOS pode ocorrer problemas na replica especialmente quanto maior for a voltagem da bateria (nomeadamente 11,1v e superiores). A potencia extra que nos dão pode nos estragar os internos duma gearbox não preparada e/ou os componentes eléctricos. Com as descargas mais altas neste tipo de bateria os gatilhos vão criar arcos nas patilhas cada vez que carregamos e ao fim do tempo pode estragar o gatilho. Para evitar a maioria destes problemas aconselho o uso de um MOSFET.


Nota pessoal:

Mais uma vez volto a repetir as LIPO se forem bem tratadas e tiverem cuidado são muito superiores as NIMH. Os perigos de explosão e chamas nas lipos são superiores mas se tratarem uma NIMH ela também vai fazer o mesmo. Senão querem muita preocupação ou são o tipo de pessoa distraída escolham NIMH são mais seguras e servem o seu propósito correctamente.






--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------



Conectores e cablagens:

CONECTORES:

Isto é algo que a maioria não dá importância. No entanto as nossas comuns fichas de airsoft mini-tamyia (esquerda) e tamyia large (direita)...



Não são as melhores! Os conectores são fracos e tem uma resistência muito alta o que diminui o rendimento duma bateria por muito boa que ela seja.

Existem dois tipos de conectores que são usados em modelismo e que eu acho que são prefeitos para o uso do comum airsofter. Estes conectores permitem passar muito mais corrente. Os DEANS (esquerda) e os XT-60 (direita).



Claro que isto dá algumas dores de cabeça no que toca a ter que trocar conectores de baterias, carregadores e até replicas. Situações como quando pedimos uma bateria emprestada e a malta geralmente só tem tamyia podem acontecer nestes casos para desenrascar sugiro fazerem uns conversores como estes...




NOTA: Para uma soldagem dos conectores ideal juntem o cabo ao conector e coloquem um pingo de solda por cima para "agarrar" tudo. Não coloquem o pingo de solda no conector e depois o cabo pois a solda de estanho aumenta a resistência do sistema.



CABOS:


Nos cabos como em tudo qualidade é muito importante. As cablagens que mais uso e considero ideias para o uso comum no airsoft serão de 16AWG. De que nos serve termos uma boa bateria e bons conectores se os cabos que temos entre ambos não tem as características ideias para fornecer a energia ao nosso sistema. Atenção que ter uma cablagem má qualidade como por exemplo tendo uma secção muito fina pode fazer com que os cabos aqueçam e possam queimar até cortando deste modo a alimentação da AEG. Comprem a cablagem numa loja de confiança e desconfiem quando o preço é muito barato pois como é comum com os chineses enviam muito plástico com pouco condutor.

Exemplos de boa cablagem:



Exemplos de má cablagem:






--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------


Carregadores:


Para termos energia nas nossas fantásticas baterias temos que ter um modo de a "injectar" lá para dentro. Ora para isto servem os carregadores. Cada tipo de bateria tem que ter um carregador especifico que seja o indicado para aquela bateria ATENÇÃO, nunca carregam uma LIPO com um carregador duma NIMH nem vice versa, sem qualquer duvida o resultado seria catástrofe.

Tal como seria de esperar os carregadores que vem com replicas chinesas são uma valente porcaria. É claro que carregam as baterias mas a médio-longo prazo vão estragar a bateria.

Se vão investir numa boa bateria faz tudo o sentido investir num bom carregador. Um bom carregador será aquele que consegue carregar a bateria que temos como também fazer todas as operações de manutenção que a bateria merece sejam estas descarregar ou balancear. Um bom carregador assim que acabar de carregar a bateria deve parar o processo de carga evitando deste modo a sobrecarga da bateria. Deve ainda poder nos deixar escolher a voltagem e os mah com que queremos carregar.


Na imagem seguinte temos o exemplo dum carregador já famoso na comunidade (Omni) este carregador permite carregar e descarregar baterias NIMH de diferentes tipos de voltagem e tem protecção de sobrecarga.




Na imagem seguinte temos 2 carregadores muito completos, carregam e fazem todos os tipos de manutenção as baterias sejam elas NIMH, NICD, LIPO, PB etc. São controlados por um microprocessador que monitoriza todos os processos constantemente e lida com eventuais problemas encontrados. O debaixo encontra-se a carregar uma NIMH 9,6v 1400mah Stick e o de cima está a balancear uma LIPO 11.1v 1100mah.






--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------


Ao comprar:

+ Prefiram comprar uma bateria duma marca de confiança.

+ Verifiquem o espaço aonde vão colocar a bateria na replica e antes de fazerem a compra comparem com as medidas da bateria para verificarem se cabe ou não.

+ Tenham atenção as características da bateria (v, mah e c) e consoante o que aqui expliquei escolham a vossa necessidade.

+ Não olhem logo para as mais baratas, geralmente passado pouco tempo arrependemo-nos da escolha mais barata.

+ Fujam das baterias chinesas, são de má qualidade e podem até ser perigosas (especialmente lipos).

+ Baterias de marcas de replicas de Airsoft geralmente não são de confiar, prefiram uma bateria duma boa marca de modelismo.

+ Comprem um bom carregador as baterias vão durar muito mais e um óptimo investimento a médio longo prazo.



Desde já deixo aqui o link duma loja que costumo usar. Tem bons preços, muito material e de qualidade e os envios são rápidos. Até hoje só tenho coisas boas a dizer desta loja.

http://www.component-shop.co.uk/


Última edição por Mirran em Qua Mar 21, 2012 8:29 pm, editado 3 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
wERQUID
Não operacional
Não operacional
avatar

Mensagens : 282
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 35
Localização : Leiria

MensagemAssunto: Re: Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?   Ter Mar 29, 2011 1:58 pm

Mirran escreveu:
Nota pessoal:

Mais uma vez volto a repetir as LIPO se forem bem tratadas e tiverem cuidado são muito superiores as NIMH. Os perigos de explosão e chamas nas lipos são superiores mas se tratarem uma NIMH ela também vai fazer o mesmo. Senão querem muita preocupação ou são o tipo de pessoa distraída escolham NIMH são mais seguras e servem o seu propósito correctamente.


Pronto, está explicado e decidido o que vou comprar! Very Happy Mirran, grande trabalho, já fiquei a perceber qualquer coisa sobre isto!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Doug
Convidado
Convidado


Mensagens : 49
Data de inscrição : 08/10/2012
Localização : Leiria

MensagemAssunto: Re: Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?   Qui Abr 04, 2013 8:18 pm

Isto ajudou bastante, assim que conseguir qual o problema com o feeding da minha arma para ver se tenho que gastar dinheiro a resolve-lo queria investir numa boa bateria. A que veio com a arma é mesmo má.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rubens Coutinho
Convidado
Convidado


Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2013

MensagemAssunto: Compra AEG   Sab Nov 16, 2013 10:59 am

Bom dia Mirran.

Parabéns pelo trabalho! Muito explicativo e resumido.
Estou com uma duvida ainda. Comprei uma aeg Tango Down ECR5 e não  sei qual bateria devo usar. tenho visto no mercado o anuncio desta bateria: Bateria LiFePO4 9,9v 1500mAh 15C Large Type - FLAME (não estou fazendo apologia a marca, uso apenas para exemplo).
não sei se é a mais recomendada. Ou se devo comprar as de lipo mesmo.
Se não for pedir muito, você poderia me indicar um carregador também?kkkkk
Obrigado!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mirran
Soldado
Soldado
avatar

Mensagens : 2817
Data de inscrição : 25/11/2007
Idade : 30
Localização : Marinha Grande

MensagemAssunto: Re: Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?   Sab Nov 16, 2013 10:37 pm

Pessoalmente eu ia para as LiFe.

As LiFe em relação as Lipo tem a vantagem:
+não precisam praticamente de manutenção
+são muito mais toleráveis a cargas incorrectas
+não explodem
+podem carregar mais rápido (até 5C senão estou em erro)
+podes levar a bateria a 0% de carga que não estraga
+não precisam de ser sempre balanceadas (convém por vezes balancear)


as desvantagens:
+tensão por célula ligeiramente inferior em relação as lipo (3,3v para 3,7v)
+menos C que as Lipo (para o uso em airsoft não é relativo pois não precisamos de mais do que 20C)
+mais pesadas (quase o dobro)
+um pouco difíceis de encontrar
+mais caras
+menos opções de configurações e tendem a ser maiores

Resumindo... senão praticas aeromodelismo e o peso extra (atenção que estamos a falar de umas miseras gramas) não te interessa muito na tua aeg as LiFe são mais fiáveis e menos perigosas que as LiPo.


Eu uso Lipo. Porque? porque praticava aeromodelismo e interessava me o peso. Como tenho um excelente carregador não me preocupo muito.Mas sinceramente assim que alguma das minhas lipo se estragar irei substituir la por uma LiFe.


Quanto a parte do carregador... (publicidade a parte)
http://www.componentshop.co.uk/1000ma-1500ma-li-po-li-fe-charger-for-2s-3s-lipo-life-battery-packs-complete-with-psu.html

http://www.componentshop.co.uk/accucel-6-digital-charger.html

Se fores mesmo para as LiFe só tens de ter atenção a que o carregador de para carregar as tensoes das LiFe. Uns nativos (1ºcaso) ou por escolha em menu(2º caso).


Espero que tenha conseguido elucidar te!Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dark_07
Capitão
Capitão
avatar

Mensagens : 8985
Data de inscrição : 24/11/2007
Idade : 31
Localização : Leiria

MensagemAssunto: Re: Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?   Qua Abr 08, 2015 7:46 pm

A próximas baterias:

http://www.popularairsoft.com/aluminium-ion-battery-batttery-charges-one-minute


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Baterias AEG. Como carregar? Quais Comprar?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como carregar um trator no caminhão sem usar rampa
» bateria life hk no airtronics
» Kymco Downtown Club!
» AJUDA - QUAL LAMPADA COMPRAR?
» Como transportar as tralhas na moto ? -TRAVEL EVENT-

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Fórum Público :: Réplicas e Equipamento-
Ir para: